top of page

O livro de maior sucesso de Marcelo Cunha Bueno virou curso!

Entre a poesia de reencontrar a infância dentro de nós e a urgência por fazê-la florescer nos espaços de educação (mas na vida das pessoas também), Marcelo nos faz um convite em forma de aulas.

Os encontros virtuais terão a leveza própria da sua escrita e, nas discussões, a sensibilidade que é própria em suas reflexões.

Discutir o “chão da escola” é se encontrar consigo mesmo: nos espaços e tempos próprios das crianças. O “chão” de Marcelo é convite para se pensar detalhadamente (e demoradamente) naquilo que se automatiza com o dia a dia escolar. Falar sobre procedimentos pedagógicos, sobre recursos e instrumentos se torna essencial nos tempos atuais. Ao discutirmos e revisitarmos o que já sabemos, damos a oportunidade para o inédito nascer. Um outro chão, uma outra escola, com asas e coragem para voar. 

Venha alçar esse voo com o Marcelo, ao vivo, potente e sensível.

Quero fazer minha inscrição 

para o curso

Curso "No Chão da Escola"

Para quem é esse curso?

O Curso se destina (como uma seta e o próprio alvo) para educadoras e educadores, para mães, pais, tias, avós. Pessoas ligadas, de alguma maneira, às crianças em escolas. Pessoas ligadas às crianças dentro de casa. Quem cuida de crianças, quem cuida de escolas e da educação dentro de casa. Para famílias que querem se aprofundar em conhecimentos essenciais para entenderem o propósito das ações educativas dentro de uma escola.

Com esse curso, você vai:

Você vai se transformar na caminhada. Vai aprender a valorizar cada gesto, cada ação educativa dentro e para além da escola. Vai entender, minuciosamente, sobre aspectos pedagógicos que compõem o trabalho (sério) de qualquer escola que se proponha a cuidar da infância e ajudar as crianças em seu desenvolvimento. Vai criar repertório aprofundado sobre os aspectos pedagógicos que sustentam uma boa prática e reflexão pedagógica.

Vai aprender que as estruturas criadas e apresentadas no curso sustentarão as complexidades curriculares dos anos finais da escolarização.

Vai encontrar dentro de si os recursos para te fazer uma educadora presente, atenta, pesquisadora, questionadora e sensível ao que cada criança precisa. Vai te dar o tanto de inconformidade para que seu trabalho não paralise, para que a sua missão educativa seja sempre renovada.

Você vai sair enxergando as próprias pegadas no chão da escola, na caminhada da vida.

Sobre o livro “No Chão da Escola: por uma Infância que Voa”

na3_MCB_IlustracoesLIVRO_003 2.png

No Chão da Escola: Por uma Infância que Voa", de Marcelo Cunha Bueno, é uma obra que explora a educação infantil sob uma perspectiva que valoriza a singularidade e a totalidade de cada criança. O autor enfatiza a importância do afeto, da imaginação, da autoria e do brincar como elementos fundamentais no desenvolvimento humano e na construção do conhecimento, tanto dentro quanto fora das salas de aula.

Dividido em 17 capítulos, o livro aborda temas como a escolha da escola, o papel da família, o ambiente escolar como espaço de ideias, a rotina, a adaptação, o afeto e a confiança. Marcelo Cunha Bueno convida educadores e famílias a refletirem sobre a infância como um período de invenções e descobertas, destacando a necessidade de espaços que permitam às crianças serem protagonistas de suas próprias experiências e aprendizagens.

A obra incentiva uma educação que reconhece e respeita as particularidades de cada criança, promovendo um ambiente escolar que favoreça a criatividade, a liberdade e o desenvolvimento integral dos pequenos.

 Por que esse curso é importante? 

A Educação do Século XXI, a inovação na educação, a revolução na educação, já começou a acontecer.

E ela é mais simples do que se imaginava. Não está nas tecnologias e nos instrumentos digitais. Está no chão da escola!

O simples entregará humanidade ao artificial.

Estrutura dos encontros-aulas

 Aula 1: Introdução (clique aqui para assistir

O nosso primeiro encontro tem como objetivo apresentar nossas bases teóricas que sustentarão as ideias que circularão no curso. Discutiremos diferentes conceitos de infância para tentarmos construir uma ideia mais fluida sobre essa condição vivente.

É preciso discutir a infância a partir de referenciais que não a congelem num tempo e espaço específico, condenando crianças a seguirem padrões definidos e adultos a se relacionarem com elas de maneira ressentida e melancólica.

Nosso ponto de partida será as teorias temporais e faseadas para a infância, que a engessam em lugares estereotipados e com dinâmicas que anulam sua potência.

Esse encontro é inspirado pelos seguintes textos do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “Em busca de uma outra infância” e “As fases do desenvolvimento”.

 Aula 2: Escola e famílias 

A escola como lugar de afirmação. O Lugar do crescimento. A Escola como o lugar para desenvolvermos as inteligências múltiplas. O lugar da mediação sensível e inteligente.

A questão que se coloca hoje é o lugar da escola diante de uma infinidade de interpretações de famílias que, em um momento, desconfiam desse espaço e, em outros, o pressionam como se fosse o responsável por resolver todos os problemas do mundo.

Discutiremos o que a escola deve fazer diante de uma sociedade que, com medo de frustrar as crianças, se ausenta da responsabilidade de educar.

Esse encontro é inspirado pelos seguintes textos do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “Por que é bom entrar na escola?” e “Quem escolhe quem?”.

 Aula 3: Tempo e espaço da infância 

A infância é o espaço do agora, do hoje. Tudo ao mesmo tempo agora. Acontecimento e intensidade. Espaço da experiência entendida como o inédito. Um espaço-tempo relacional, que se reinventa na presença da outra pessoa. Mas, como diria Carlos Skliar, e se o outro não estivesse aí? A escola e a infância são condições de quem a habita. Para nos aprofundarmos (e, por que não, nos perdermos) nas discussões em torno da perspectiva de que a escola é a geografia do acolhimento, seguiremos uma rota (?) andarilha com autores da filosofia da diferença.

Esse encontro é inspirado pelos seguintes textos do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “Entre o tempo disso e daquilo e o tempo poético” e “A sala de aula é o cenário das ideias”.

 Aula 4: O afeto 

O afeto é o sentimento emocionado que costura o que vemos fora do mundo com o que sentimos dentro do nosso próprio mundo. O afeto é importância, pertencimento. Que parte do mundo de fora, mas também do mundo de dentro.

Crianças só transformam informações em conhecimento quando são afetadas pelo que a outra pessoa lhes contou, mostrando-lhes o quanto foi modificada pela experiência do aprender.

E o afeto cuida, protege, organiza, sonha junto, dá esperança de vida. Como despertar afeto num mundo tão desprovido de cuidado, empatia e amor?

Esse encontro é inspirado pelo seguinte texto do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “Porque é muito melhor quando há afeto”.

 Aula 5: A escola 

A escola, de tanto responder, não pensa mais. Sim, porque a mente paralisa quando não é instigada a pensar, a questionar. A escola precisa ser o espaço das perguntas. Mais do que isso, espaço da escuta sensível.

E escutar é se importar com o mundo. É um ato de empatia, um ato solidário. No mundo em que vivemos, cada vez mais individualista, as escolas reforçam essa postura com suas rotinas, avaliações, modo de circular o conhecimento. Como ensinar a ser solidário em um mundo que nos empurra para a solidão?

Esse encontro é inspirado pelo seguinte texto do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “O lugar das perguntas na escola”.

 Aula 6: Rotina 

Rotina organiza a criança no tempo e no espaço. Dá dimensão do tempo. Estimula inteligências essenciais para se entender no mundo e participar dele. A escola é o lugar para desenvolvermos um senso de coletividade dessa organização. Qual a sua importância a longo prazo? É possível flexibilizar? Em quais condições?

A rotina nos mostra que qualidade (com todo o cuidado do uso dessa palavra) é mais valiosa que quantidade. Como o adulto pode ajudar as crianças a entenderem que rotina é importante, e não algo que atrapalha suas vontades (embora, sabemos, atrapalhe. Risos)?

Esse encontro é inspirado pelo seguinte texto do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “A rotina escolar” (e a de casa).

 Aula 7: Acolher e adaptar 

Passagem do mundo individual para o universo coletivo. Veja a complexidade disso... Por isso, discutiremos estratégias para que a acolhida ou o momento de adaptação ao universo social seja mais consciente. Não discutiremos na perspectiva da tranquilidade ou do “entrar alegre”, mas da acolhida para o sentimento que a criança consegue oferecer ao mundo.

Esse encontro é inspirado pelos seguintes textos do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “Adaptação – um exercício de confiança”, “Sobre chororôs e desafios” e “Sobre a importância de entrar na escola”.

 Aula 8: Afirmação individual e a ação social 

Como podemos estimular as crianças a desenvolverem a capacidade de escolher? Escolha entre o que se deseja e o que é possível. Quando a escolha não é sinônimo de autonomia? Quando escolher não é um ato libertário? E o contrário?

Num mundo que protege as crianças de frustrações, colocando-as em verdadeiras bolhas, é urgente que se discuta com crítica (e autocrítica) como as escolas colaboram para reforçar determinadas ações das famílias que não ajudam as crianças a crescerem.

Esse encontro é inspirado pelo seguinte texto do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “A hora da escolha e seu sentido mais profundo”.

 Aula 9: O rito mágico da roda – circular a palavra 

A roda é a circulação das palavras em afeto. A roda gira o conhecimento para que ele se encontre com os desejos individuais e os sonhos coletivos. Roda é instrumento de fala e de escuta. Inverteu a lógica geográfica das salas de aula, que estavam organizadas para moldarem as mentes em fileiras sequenciadas de pensamento.

Mas a roda carrega também um símbolo ritualístico importante, que afirma a nossa vontade de estarmos em grupo. Porém, ao mesmo tempo, a roda pode se tornar um instrumento de controle de corpos e mentes, bem como as fileiras se tornaram.

Esse encontro é inspirado pelo seguinte texto do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “A hora da roda”.

 Aula 10: Bônus – As linguagens e o trabalho com temas 

Esse encontro bônus vai tratar da importância de oferecermos diferentes acessos e problematizações para as crianças entenderem e interpretarem o mundo. Múltiplas linguagens como linhas de costura que buscam formar a rede do pensamento. Por que é importante trabalharmos na perspectiva da transversalidade dentro das escolas e na interação com as crianças?

 Aula 11: Bônus – Avaliação escolar 

Avaliação pode ser: recorte, instrumento de controle e classificação, instrumento de exclusão e normalização, interrupção da criação e estereotipação dos indivíduos, de diminuição de conexões cognitivas e intelectuais. Mas pode ser também o oposto de tudo isso. Quando? Como?

Para que serve (serve?) um relatório, uma prova, um teste?

Como traduzir o desenvolvimento das crianças diante dessas provocações? Como contar às famílias sobre conquistas e desafios? Como a família recebe tudo isso e o que faz com essas informações? A avaliação pode ser uma roda (ou espiral) rumo ao nada.

Esse encontro é inspirado pelo seguinte texto do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”: “Fechar é refletir”.

Quero fazer minha inscrição 

para o curso

Datas

Aula 01 – 14/04, segunda-feira, das 19h às 21h

Aula 02 – 22/04, terça-feira, das 19h às 20h30

Aula 03 – 28/04, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 04 – 05/05, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 05 – 12/05, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 06 – 19/05, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 07 – 26/05, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 08 – 09/06, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 09 – 16/06, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 10 – 23/06, segunda-feira, das 19h às 20h30

Aula 11 – 24/06, terça-feira, das 19h às 20h30

Investimento

Lote 2

 

ou R$1.619,00 à vista

(inscrições até 21/04)

 17 horas de curso 

 Certificado de participação 

 Inscrições limitadas 

  • Preciso ter lido o livro “O Chão da Escola” para fazer o curso?
    Não! O curso parte do livro, mas ele será explorado e aprofundado nos encontros. Mesmo quem nunca leu terá uma ótima experiência.
  • O primeiro encontro gratuito vale como o primeiro do curso?
    Sim! O primeiro encontro é gratuito e também é o primeiro módulo oficial do curso. Quem decidir continuar com a formação completa seguirá a partir do segundo encontro.
  • Posso adquirir o curso depois do primeiro encontro gratuito?
    Sim, mas apenas até a data de início do segundo encontro. Depois disso, as inscrições serão encerradas.
  • O curso tem vagas limitadas?
    Sim. Como os encontros são ao vivo, priorizamos uma turma com número limitado de participantes para garantir a qualidade das trocas.
  • Posso parcelar o pagamento?
    Sim, o curso pode ser parcelado em até 10x vezes no cartão de crédito.
  • Haverá certificado?
    Sim, para quem fizer os 11 encontros.
  • Como acesso o curso?
    Após a inscrição, você receberá todas as instruções de acesso. A primeira aula acontecerá no YouTube e o restante pela plataforma Zoom.
  • O curso é ao vivo ou gravado?
    Todos os encontros serão ao vivo, com Marcelo Cunha Bueno, para garantir trocas reais e envolvimento direto com o grupo. Mas as gravações ficarão disponíveis durante a semana para quem adquirir o curso completo.

Quero fazer minha inscrição 

para o curso

Deixe seu email para receber novidades.

Email

contato@marcelocunhabueno

bottom of page