Avaliação escolar
- carolinamachadobas
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Eu te ensino e você me ensina
Avaliação não é fechamento. Avaliação é proposição.
É olhar para a frente e refazer os caminhos.
Avaliação é bússola. Orientação que refaz a navegação do aprender e do ensinar.
Avaliação é reconhecer que cada passo é importante. Que cada ação é decisiva.
Avaliação é composição cotidiana do compromisso entre ensinar, compartilhar a aprender.
Avaliação é processo que não cessa. Continua para além da escola. Avaliação é autoconhecimento. Processo reflexivo, crítico,
Avaliação é convite para a empatia. Entender em que lugar e como o próximo está para melhorar a comunicação, a intervenção, o gesto que ensina.
Avaliação é mais do que o recorte da prova, do exame, do vestibular. Ninguém aprende para um fim apenas, mas para todos os começos possíveis. Avaliação é mais do que uma questão de múltipla escolha, uma resposta prevista, que geram um número que não nos dizem que somos, nem o que podemos ser.
Avaliação não é canetada. Não é o que determina o que sabemos com um x vermelho. Avaliação é um arco-íris que celebra que sempre somos capazes de mudarmos, de aprendermos, de sairmos de onde estamos para um lugar para outro lugar.
Avaliação é convite para que professores olhem cada criança como única. Um conceito que deve revelar a relação entre professores e seus estudos, suas aulas, suas adaptações, suas intervenções. Avaliação é sobre ensino também.
Mas, como disse no começo: avaliar é propor um novo caminho a partir do que se aprende em cada produção.
Avaliação é mais sobre as perguntas que nascem das perguntas do que sobre as respostas que perguntam as perguntas.
Avaliar é dizer: estamos juntos. Estou atenta ao seu processo. Estou do seu lado. Aprendemos juntos. Eu te ensino e você me ensina. Transformamo-nos juntos na caminhada.
Bora mudar a maneira como enxergamos provas na escola? Bora ampliar a visão de que nossas crianças não podem ser colocadas nas caixinhas das notas? Se queremos um mundo mais respeitoso, mais colaborativo, devemos respeitar todo esforço, todos os desafios e nos comprometermos a atravessarmos juntos tudo o que o saber pode nos oferecer.
Nota 10 para a gente sempre!