LEITURA: COMO CAPTAR O INTERESSE DA CRIANÇA
- carolinamachadobas
- 5 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de set.

Vida em sala de aula. Encantamento.
Como venho dizendo, as aulas estão ficando muito chatas. É tanta decoreba, tanto exercício pronto! Minha mãe é professora. Sempre foi. Adivinhe como me tornei um? Eu era pequeno, um rato de escola. Estudava de manhã e, à tarde, ia para a escola que minha mãe trabalhava para esperá-la. Via as suas aulas. Minha mãe sempre foi professora do Infantil. As palavras, a história não eram apenas relatadas por ela, eram vividas. Incorporava as personagens e os personagens, movimentava a sala com sua voz e seus gestos. Não era apenas performática, estamos falando de vida! Vida em sala de aula. Encantamento.
As escolas se acostumaram com a ideia de que o que é difícil e importante tem de ser chato! Não deveria ser ao contrário? Rir mais! Isso é o que falta nas escolas. Não defendo uma aula-espetáculo, mas quero mais leveza. Mais respeito com as singularidades. Ninguém aprende igual, nem todas e todos querem as mesmas coisas, da mesma forma!
Ler é como brincar. Aliás, o adulto deixa de brincar e começa a ler... Eu me sinto brincando quando os meus olhos estão jogando com as palavras!
Leia para a criança. Leia muito! Leia antes de dormir, ao acordar, viajando, quando o nada vira tudo! Leia sem o compromisso de fazer com que goste de ler! Ler é um gosto que tarda na boca, porque se saboreia com o coração! Comece já! Vá a livrarias, sebos, feirinhas, veja os livros que você lia por vontade própria na infância e os compre!
Você verá o que acontece quando tiramos a obrigação da leitura!


