TÉDIO DA CRIANÇA COM A ESCOLA
- carolinamachadobas
- 5 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de set.

Há aos montes relatos de mães e pais sobre crianças que ficam “voando” em sala de aula, não se interessam pela escola, desatentas. O que falta são professoras e professores que modifiquem suas rotinas, pensem em novas estratégias, reflitam sobre suas aulas. Geralmente, o que a escola costuma fazer é encaminhar o “caso” para a família e pedir que encaminhem para as médicas e médicos, que encaminham remédios, que desencaminham os caminhos da escola. Assim fica fácil demais, não acham?
Escola e sala de aula são espaços de produções individuais, mas inseridas em contextos e discursos de uma coletividade.
Comprometimento, disciplina e responsabilidade devem também ser cobrados das estudantes e dos estudantes. Escola e sala de aula são espaços de produções individuais, mas inseridas em contextos e discursos de uma coletividade. É preciso respeitar as regras e os currículos de cada escola. Respeitar o ambiente de sala, respeitar as outras e os outros que querem prestar atenção na aula. É obrigação da estudante e do estudante. Ela e ele podem fazer o que quiserem, mas terão de se responsabilizar por seus atos. Fazer nada em aula, veja bem, nada do que lhes é pedido, pode ser sinal de aula chata, mas devem, com a ajuda das mães e dos pais e da escola, encontrar caminhos para se interessarem por algo.
Se a criança já demonstrou que a coisa não está andando sozinha, está na hora de alguém ajudar. Vale conversar com a coordenação pedagógica e tentar discutir possibilidades que vão além das queixas da escola para sua filha e seu filho. Pensar saídas que disparem situações de ensino para que possam aprender e dar conta do que a escola lhes pede, principalmente no que se refere à alfabetização. Todas e todos os envolvidos devem repensar como enxergam esse espaço escolar – professoras, professores, escola, a criança e você. União com a escola é o melhor caminho, confie!


