top of page

YOUTUBERZINHOS

  • Marcelle Berton
  • 20 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 21 de mar.


Youtuberzinhos

Gosto da ideia de que qualquer pessoa possa construir seu espaço de comunicação. E que isso não fique somente nos canais de televisão! Aliás, em alguns países, percebe-se que crianças e adolescentes ficam mais tempo no YOUTUBE do que na televisão. Esse espírito, que não é mais só do telespectador, e sim do produtor de conteúdo, é sensacional! Já não basta assistir, é preciso produzir. E os jovens têm se apoderado dessa noção! 


O que famílias e responsáveis precisam, como sempre, é prestar atenção, cuidar, pois esses conteúdos estão no mundo virtual, anônimo. Qualquer comentário, bom e ruim, com boas intenções e com intenções perversas, será acessado pelas crianças e pelos jovens produtores. É interessante se perguntar: vale a pena essa exposição, portanto? Se o barato é se comunicar, será que não seria mais legal criar um canal com amigos, amigas e familiares? Deve-se pensar, também, que esse estrelato está muito mais próximo do que estaria se o canal fosse a televisão. A “fama” fácil é como o pé-de-feijão da história: quanto mais alto, mais forte a queda! 


Dito isso, ressalto a importância das crianças brincarem, estarem ao ar livre, encontrarem-se com outras crianças, lerem bastante, jogarem, fazerem esportes. Sim, tecnologia não exclui nada disso! Nós, os adultos dessa geração que nos chega, temos muito o que aprender. Aprendemos fazendo reflexões, pensando no tema, discutindo com pessoas. Nesses casos, enquanto não se chega a uma decisão, o melhor é sempre nos voltarmos ao simples das relações baseadas no cuidado, na atenção e na proximidade.



 

 
 

Deixe seu email para receber novidades.

Email

contato@marcelocunhabueno

bottom of page